O Caminho da Razão e o Caminho da Fé
(Gênesis 2:4) - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,
(Gênesis 2:5) - E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
(Gênesis 2:6) - Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
(Gênesis 2:8) - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
(Gênesis 2:9) - E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
(Gênesis 2:15) - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
(Gênesis 2:16) - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
(Gênesis 2:17) - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O Diabo sabendo dessa ordem de Deus ao homem, planejou torna o homem “independente” de Deus nas suas decisões, sabendo que assim poderia influenciar em suas decisões futuras.
Quando o homem tomou do fruto do qual Deus ordenou que ele não comesse, trouxe para si um terrível problema: Ficou conhecendo o bem e o mal e o fruto disso é viver pela razão.
(Gênesis 3:4) - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
(Gênesis 3:5) - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
(Gênesis 3:6) - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
O Caminho do homem passou a ser o caminho da razão, o do entendimento, o do intelecto, o de conhecer o certo e o errado e, baseado no seu próprio julgamento, independente de Deus, escolher o que melhor lhe satisfaz.
(Isaías 64:6) - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Não podemos chegar na presença de Deus por esse caminho o caminho da razão e do conhecimento e sabedoria humana.
(Tiago 3:15) - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Muitas vezes achamos que por conhecer muito sobre Deus de maneira lógica e entender ter lido a palavra temos boa comunhão com Ele.
Deus rejeita este caminho.Porque ele determinou que Existe um novo e vivo caminho:
Hb 10:19-23
"Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel."
Este novo e vivo caminho apela para nossa fé e não para nossa mente., pois diz "...plena certeza de fé", e não de entendimento.
Aqueles que querem, que desejam intensamente, podem ter comunhão com Deus pela fé na preciosa obra que Cristo realizou.
Nós vemos que nossa consciência que uma das áreas da nossa mente (consciência, subconsciente e inconsciente), precisa ser purificada da contaminação dos frutos do pecado que acabam contaminando a nossa vontade.
Jesus disse:
"Se alguém quiser vir após mim..."
"Quem quiser salvar a sua vida..."
"Quem tem sede venha a mim e beba..."
Deus apela para a nossa vontade; e as portas se abrem mediante a fé.
Não podemos seguir pelo caminho do intelecto.
As vezes quando chegamos para adorar a Deus, nosso entendimento nos faz observar as circunstâncias, analisar a palavra que foi ministrada, ouvir as orações, os cânticos e então raciocinar para saber o que devemos fazer, como devemos orar, louvar e adorar.
Na verdade estamos identificando o certo e o errado, para então escolher um caminho ou outro.
Isto é andar segundo o fruto do conhecimento do bem e do mal.
Jesus diz : "quem tem sede venha a mim e beba."
Existe o caminho do entendimento, da razão; e o caminho da fé.
Jo 7:38
"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva."
Os rios não estão fora, não vem de fora para dentro. Eles fluem do interior, quando nós cremos. Deus está dentro de nós, e é ali que deve ser buscado. Ele habita em nós, e é aqui que vamos ter comunhão com Ele.
Ele fala! Ele se move ! Quando Ele toca em nós, sabemos que é Ele. Amamos este toque.
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." (Jo10:27)
O caminho até Deus é pela fé. "e a fé vem pelo ouvir, e ouvir [da boca] de Deus". Quando Ele nos fala, é como um convite para a comunhão. Prestamos atenção.
O que Ele diz? O que Ele quer? As vezes quer apenas que fiquemos quietos..., ouvindo sua vós..., olhando para ele em espírito..., contemplando sua face... Que tremenda é a comunhão com Deus.
Para isso temos que aquietar a nossa alma. Calar a nossa vontade que esta contaminada e purificá-la, Não olhando para as circunstâncias ao redor.
Não dar ouvidos aos sentimento e emoções. E com toda nossa vontade desejar ter comunhão com Ele.
Ouça o Senhor no silêncio do seu coração. Obedeça a Sua voz. Siga.
Negue seus pensamentos a sua razão. As vezes dizemos no racional que um mais um é igual a dois, mas para Deus uma mais um é igual a um.
Ex:
"É como se nos encontrássemos prontos para uma batalha. Vestidos com armadura, armados até os dentes para enfrentar um inimigo implacável. Então o inimigo chega e começa a nos perseguir. Lançamos mão de nossas armas. Mas uma a uma vão sendo desrtuídas , nossa armadura é arrancada e finamente ficamos nus. Corremos então para um último refúgio, uma fortaleza, mas as portas estão fechadas, estamos indefesos e imóveis perante um inimigo implacável. Então nos voltamos para nosso inimigo e vemos que ele é nosso maior amigo, o Senhor, que está querendo ter comunhão conosco."
Sabe porque disso?
Porque muitas são as vezes que entramos na batalha, de intercessão, libertação de uma familiar, parentes ou amigos, ate mesmo nossa própria casa com a razão, com o intelecto, conhecedores do certo e do errado e nos esquecemos do plano original de Deus.
Estar debaixo da vontade absoluta de Deus. Nós precisamos retorna para essa vontade absoluta e sairmos da vontade permiciva.
Deus nos criou para estarmos debaixo da contade dele.
(Gênesis 2:20) - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
(Gênesis 2:21) - Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
(Gênesis 2:22) - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
(Gênesis 2:23) - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
(Gênesis 2:25) - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Aqui vemos que Adão menino não teve escolha, simplesmente estava debaixo da vontade absoluta de Deus e não debaixo de sua própria vontade e conhecimento.
Sairmos debaixo da vontade absoluta de Deus para nossa vida por causa do fruto do pecado.
E Jesus ensina-nos a voltar para debaixo dessa vontade e nos deu exemplo disso.
Primeiro ele ensina na oração do Pai nosso: “...seja feita a sua vontade, assim na terra como é no céu...”
E o próprio Jesus disse: Se possível afaste de mim esse cálice, contudo seja feita a sua vontade.
E então o que vc decide fazer hoje?
Se submeter a vontade absoluta de Deus ou a sua própria vontade contaminada pelo fruto do pecado julgando as coisas pelo céu conhecimento do certo e errado, no seu próprio entendimento e justiça?
"Se esta mensagem te abençou poste isso aqui para nós".
Graça e paz.


0 comentários:
Postar um comentário