É necessário que a igreja aprenda a tomar a sua cruz a cada dia, para que possa seguir a Jesus Cristo.
O problema é que muitos querem experimentar a glória e atraí-la para sua vida e ministério sem passar pela cruz, devemos tomar a sua cruz e ali negarmo-nos a nós mesmos.
E essa atitude não vem de hoje, isso já estava no meio dos doze apóstolos que andaram com Cristo.
(Marcos 9:33) - E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho?
(Marcos 9:34) - Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.
(Marcos 9:35) - E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Veja como cada um dos doze estava buscando a glória pessoal, provavelmente discutiam quem deles havia expulsado mais demônios, ou curado mais pessoas, ou batizado mais gente do que o outro.
E si observamos bem isso continua acontecendo nos dias de hoje, aqueles que vêm para Cristo, são muita das vezes ensinados erradamente que podem ter a glória em sua vida sem passar pela cruz, sem negar-se a si mesmo.
Vejamos mais uma passagem que relata o interesse dos discípulos buscarem a glória sem passar pela cruz e a revelação de Cristo.
(Marcos 10:35) - E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
(Marcos 10:36) - E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
(Marcos 10:37) - E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
(Marcos 10:38) - Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
(Marcos 10:39) - E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;
(Marcos 10:40) - Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.
(Marcos 10:41) - E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
Você vê nesse texto, mais uma vez que os discípulos estavam preocupados em partilhar da glória de Cristo, mas não estavam atentando, qual caminho tinham que percorrer para isso acontecer.
Jesus mostra nessa passagem que eles poderiam e iriam partilhar dessa glória, porem tinha que ser batizado, com o mesmo batismo de Jesus, o batismo de morte e ressurreição, o batismo da cruz.
(Romanos 6:4) - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Mas esse Batismo só é validado se realmente entendermos que precisamos, renunciar nossas vontades.
(Mateus 16:24) - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Jesus mostra que precisamos segui-lo, mas não de qualquer maneira, precisamos tomar a cruz e isso não é uma escolha opcional, se vamos segui-lo devemos tomar a cruz e negar a nós mesmos.
(Marcos 10:17) - E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
(Marcos 10:18) - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
(Marcos 10:19) - Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
(Marcos 10:20) - Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
(Marcos 10:21) - E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
(Marcos 10:22) - Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
Si falamos, que a melhor coisa é estar com Cristo e que esperamos ansiosamente o momento de eternamente de estar com ele, porque então negamo-nos a tomar a cruz e segui-lo, abrindo mão de qualquer coisa que for necessário?
Que caminho é esse que Cristo, nos chama a percorrer com Ele?
Esse é um caminho de morte e de Cruz.
Muitos hoje recebem a Jesus Cristo, ou seja recebem o caminho, mas não percorre o caminho.
Jesus disse:
(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Precisamos receber este caminho, e percorrê-lo, para que venhamos ao conhecimento da verdade, pois esta escrito:
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
E quando alcançarmos a verdade seremos livres, e que verdade é essa? Essa verdade é a própria palavra de Deus, pois esta escrito:
(João 17:17) - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
E somente quando estivermos livres de todas as coisas que tentam, primeiro nos prender as coisas do mundo, fazendo-nos inimigos de Deus. (Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Quando formos livres ai sim poderemos receber a vida que Cristo tem para nós.
(João 3:15) - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Aqui se completa o Caminho a verdade e a vida.
Mas então porque temos nos negado a tomar a nossa cruz e seguir a cristo a esse caminho de renuncia, morrendo para nossos desejos carnais e emocionais?
Porque estamos vivos demais, queremos compartilhar da glória de Deus, que ele mesmo disse que faria, mas não queremos a morte, não queremos a cruz.
(Romanos 8:18) - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
(Romanos 8:21) - Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
(II Coríntios 3:18) - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
(I Pedro 5:4) - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
Vemos nestes versículos que é a vontade de Deus que compartilhemos da sua glória, porem não sem antes compartilhar da sua cruz.
(II Corintios 4:1) - Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos;
(II Corintios 4:2) - pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.
(II Corintios 4:3) - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,
(II Corintios 4:4) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
(II Corintios 4:5) - Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
(II Corintios 4:6) - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
(II Corintios 4:7) - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
(II Corintios 4:8) - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
(II Corintios 4:9) - Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
(II Corintios 4:10) - Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
(II Corintios 4:11) - E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
(II Corintios 4:12) - De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
(II Corintios 4:13) - E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
(II Corintios 4:14) - Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
(II Corintios 4:15) - Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
(II Corintios 4:16) - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
(II Corintios 4:17) - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
(II Corintios 4:18) - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
É necessário morrer para que haja vida, trazendo sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, pra que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo, para que a vida de Jesus atue em nós.
Pois por amor a ele somos entregue a morte todos os dias.
Assim como a semente que não morre não pode gerar vida assim, aquele que não nega-se a si mesmo, toma a cruz e segui a Jesus não pode gerar vida.
O próprio Jesus nos deu o seu exemplo:
(Mateus 16:21) - Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
(Mateus 16:22) - E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
(Mateus 16:23) - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
(Mateus 16:24) - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
A mensagem da Cruz escandaliza, pois não queremos morrer, assim como os doze não entendiam a mensagem da cruz e também não queriam morrer.
Precisamos entender como igreja, que precisamos e devemos pregar a palavra, a tempo e fora de tempo, como esta escrito:
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
(II Timóteo 4:3) - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
(II Timóteo 4:4) - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
O que será o certo mudar a mensagem ou o ambiente?
Não é Deus que deve se converter a nós e sim nós a Deus.
Entenda amados se você quer a glória, precisa passar pela Cruz.
-

0 comentários:
Postar um comentário